terça-feira

O que aprendi

Se teve uma coisa que eu aprendi nesses quatro anos de faculdade, foi que devemos aproveitar cada minuto de aulas e de estágios, cada dica das professoras, cada xingão quando fazemos algo errado... Quando a professora pergunta quem quer ser o primeiro a fazer uma técnica que acabamos de aprender: SE ATIRA! Não tem nada melhor. Faculdade é pra aprender e o professor é pra ensinar. Não tem nada melhor do que errar e saber que vai ter alguém ali, pronto pra te ajudar e quantas vezes forem preciso. Aliás, faculdade é pra errar mesmo! Pode parecer justamente o contrário, mas ser "acadêmico", "doutorando" ou "estagiário" é poder errar, afinal, ninguém aprende algo e já sai praticando com perfeição. O aprimoramento das técnicas acontece com o tempo e com a prática, e os alunos estão ali pra aprender mesmo, não pra executar técnicas perfeitamente.
As mãos tremem e a gente esquece as coisas mais básicas quando estamos aprendendo, principalmente se estamos fazendo algo que envolve uma vida, um ser humano, que tem família, amigos.... Mas tem algo mais tranquilizante que saber que tem alguém ali, do teu lado pra te ajudar se tu precisar? Tem que aproveitar, e muito, esses 4, 5 ou 6 anos de faculdade, pq essas oportunidades de errar e não ser responsável pelos seu erros, acabam no dia da formatura.

E sobre aquelas professoras terríveis, que fazem provas impossíveis, que passam 15 trabalhos por mês, só digo uma coisa: elas só querem formar um bom profissional, alguém que elas possam ter orgulho de dizer "Esse foi meu aluno!" E garanto: no último dia de estágio ou de aula, elas vão te elogiar se tu te esforçou e mereceu, pq elas não são más, elas são professoras, é o papel delas. Elas são como nossa mãe: fazem as coisas pro nosso bem (mesmo quando isso parece ser impossível)! E no último dia de estágio tu vai lembrar disso, de tudo que aconteceu, das vezes que tu tremeu, das vezes que tava mais nervosa que o paciente, daquelas vezes que parecia que a coisa toda iria doer mais em ti do que nele... e vai sentir saudade disso tudo.

Se tem uma coisa que aprendi na faculdade, é que é muito bom ser aluno! Agora vou ter que descobrir como é ser Enfermeira. :)

0 comentários: